Diabetes e saúde bucal, qual a relação?

Harmonização Orofacial
11 de novembro de 2020
Mitos e Verdades sobre os Copos de Transição
20 de janeiro de 2021

Diabetes e saúde bucal, qual a relação?

O corpo humano está totalmente interligado, por isso precisamos cuidar de todas as áreas dele, visto que uma pode comprometer o funcionamento da outra. Assim acontece com a diabetes, apesar de parecer sem relação, a doença pode complicar muito a saúde bucal.

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 8% da população é afetada por esta doença. Um problema que muda totalmente o metabolismo, por isso, exige a mudança de hábito para preservar a saúde. Diante deste cenário, os profissionais da área estão cada vez mais alertas para identificar e tratar pessoas com este problema, inclusive os profissionais da odontologia.

Os pacientes com diabetes têm um alto risco de desenvolver problemas bucais, por conta da quantidade de glicose e interferência na produção salivar, resultando em uma circulação sanguínea bucal prejudicada, facilitando infecções.

Entenda quais são os problemas mais frequentes na saúde bucal de pessoas com diabetes.

  • Periodontite
    Entre as pessoas, a periodontite e a diabetes tem uma relação pouco conhecida, com uma baixa resistência e uma evolução demorada de cura, a periodontite acaba se tornando mais frequente e mais grave entre os pacientes com diabetes. Olhando pelo outro lado, o tratamento desta doença pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.
  • Infecções e cicatrizações
    A diabetes compromete o sistema imunológico e, diante disso, o paciente fica propenso a desenvolver infecções, elas podem ser fúngicas como úlceras e dificuldades de ingestão, ou por conta de cirurgias.

Manter um dia a dia com bons hábitos é fundamental para evitar o aparecimento de mais problemas na relação entre diabetes e saúde bucal.
É fundamental manter hábitos como:

  • Higiene bucal completa: o sangue com diabetes possui alta concentração de glicose, facilitando o desenvolvimento de bactérias que, somadas ao acúmulo de restos de comida, favorece a proliferação de cárie.
  • Consumo moderado de bebida alcoólica.
  • É proibido fumar.
  • Exercícios físicos ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados.
  • As visitas preventivas ao consultório auxiliam no controle da saúde bucal e na possível descompensação da diabete.

____________
Fonte: www.grupoqualidadeemsaude.com.br