A cárie nada mais é que uma descalcificação de um parte do dente provocada por ácidos orgânicos, sendo considerada uma doença infecto-contagiosa degenerativa, tendo como principal agente etiológico Streptococcus mutans.
Estes ácidos orgânicos (acético, lático, butírico e outros) são produzidos a partir da combinação da saliva e das enzimas bacterianas que agem sobre os carboidratos presentes em alguns alimentos que comemos, sendo formados através de um processo de fermentação e atacam o esmalte, dentina a polpa e as vezes o cemento redicular do dente, corroendo e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.
Um dos alimentos que ajudam e facilitam o aumento da cárie são os doces, pois estes possuem grandes quantidades de carboidratos.
A cárie precisa ser retira o mais rápido possível para que a mesma não cresça, para isso, seu dentista irá remover o tecido cariado, preenchendo a cavidade, ou melhor, o buraco, com resina composta ou outro material como amálgama de prata. Lembrando que o deve pode ser perdido quando não tratado a tempo!
– Escove os dentes após qualquer refeição, massageando a gengiva. Use cremes dentais com flúor, para maior proteção.
– Utilize o fio dental após qualquer refeição, principalmente antes de dormir. O fio dental consegue retirar restos de comida e placas bacterianas onde a escova de dente muitas vezes não chega.
– Coma alimentos ricos em fibras, como cenoura, maçã, pepino, rabanete e verduras em geral, pois elas estimulam a salivação e contribuem para a diminuição da acidez da boca.
– Evite escovar os dentes após o consumo de refrigerantes, a maioria dos refrigerantes amolecem os dentes, espere no mínimo 15 minutos para poder escová-los, por isso não beba muito refrigerante, pois eles agridem os dentes.
– Visite seu dentista regularmente, o recomendável é visitá-lo a cada seis meses.